Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







sábado, 22 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS !!!


É o que deseja a Diretoria da APROGEO-SP. Estaremos em "férias" desde a véspera do Natal até o dia 24 de janeiro. Durante este período, os membros da Diretoria estarão empenhados no atendimento às demandas internas. Alguns serviços, como a moderação da lista de discussão no yahoo e a inserção de informes no Blog continuarão funcionando.

Ata da 8ª Reunião Mensal de Diretoria do ano de 2012

As 19h30 do dia 05 de dezembro de 2012, no Hall de Convivência do SESC Consolação, situado na Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP, em atendimento ao item “c” do artigo 3º do Estatuto Social, teve início a Reunião Mensal de Diretoria da APROGEO-SP – Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo, aberta a todos os associados e demais interessados. A reunião foi presidida por Renato Benito Felippe Junior e secretariada por Rogério de Jesus Ribeiro. Foram abordados e discutidos os seguintes itens da Pauta:
1. DIRETORIA: O Diretor realizou repasse sobre sua participação nos seguintes eventos: a) Encontro nacional de representantes de associações profissionais de geógrafos, realizada nos dias 24 e 25 de novembro em Brasília; b) conjuntamente com o vice-diretor Marcos Gomes na palestra “Geógrafo: legislação e atuação profissional”, realizada na Fundação Santo André, no dia 13/11/12. Após os informes e repasses, colocou em votação a eleição dos representantes da Associação na Pró-FENAGEO, sendo eleitos os geógrafos Antônio Marcos dos Santos e Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder, respectivamente titular e vice representante.
2. TESOURARIA: O Primeiro Tesoureiro informou sobre a evolução da regularização das atas de assembleias junto aos Cartórios.
3. COORDENADORIA DE DIVULGAÇÃO: A Coordenadora de Divulgação cobrou a revisão da minuta sobre as regras para a moderação da lista de discussão da Associação no yahoo.
4. REPRESENTANTE NO CREA: O representante titular da Associação no CREA-SP fez repasse sobre sua participação na Reunião Ordinária da Câmara de Agrimensura do CREA-SP, realizada em 04/12/201.
 Finalizados os trabalhos, o presidente encerrou a reunião às 21h00.

Secretariou: Rogério de Jesus Ribeiro – 1º Secretário
Presidiu: Renato Benito Felippe Junior – Diretor
Participaram:
Antônio Marcos dos Santos – 2º Secretário
Celso Mazottini Saes – 1º Tesoureiro
Katia Mazzei – Coordenadora de Relações Externas
Luciana Dias do Nascimento – Associada Pleno
Marcos Aurélio de Araújo Gomes – Vice-Diretor
Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder – Coordenadora de Divulgação

Ata da 7ª Reunião Mensal de Diretoria do ano de 2012. 

As 19h30 do dia 02 de outubro de 2012, no Hall de Convivência do SESC Consolação, situado na Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP, em atendimento ao item “c” do artigo 3º do Estatuto Social, teve início a Reunião Mensal de Diretoria da APROGEO-SP – Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo, aberta a todos os associados e demais interessados. A reunião foi presidida por Renato Benito Felippe Junior e secretariada por Antônio Marcos. Foram abordados e discutidos os seguintes itens da Pauta:
1. DIRETORIA: O Diretor realizou repasse sobre sua participação na Reunião Ordinária da Câmara de Agrimensura do CREA-SP e sobre sua participação na mesa redonda “A inserção do Geógrafo no mundo do trabalho: presente e futuro”, realizada na PUC Campinas, no dia 19/09/12.
2. SECRETARIA: O Segundo Secretário informou que está providenciando o redirecionamento dos e-mails da Associação, ação necessária devido a troca de servidor. Também está identificando os responsáveis pelo acesso e pela moderação e analisando a necessidade de manutenção de cada conta.
3. TESOURARIA: O Primeiro Tesoureiro informou sobre a evolução da regularização das atas de assembleias junto aos Cartórios.
4. COORDENADORIA DE DIVULGAÇÃO: A Coordenadora de Divulgação informou sobre os últimos detalhes que faltam para a reinauguração do site, a saber: a) história da Associação; b) documentos , como balancetes e ofícios; c) links para sites de interesse da categoria. A previsão é a de que o site seja reinaugurado no aniversário da Associação, dia 09 de novembro. Em relação ao blog, informou que está em contato com geógrafos para realizar entrevistas;
Decisões: a) O Boletim Informativo de agosto deve contemplar os seguintes temas: homologação no CREA; encontro de Aprogeos em Porto Alegre; novo site; participação nos eventos da Unisa e da PUC Campinas; resumo sobre o evento de Campo Grande.
Ações: a) Definir uma periodicidade mínima para alimentar o Blog; b) Elaborar o Boletim Informativo de agosto;
5.REPRESENTANTE NO CREA: Ações: a) identificar as instituições de ensino que oferecem bacharelado em Geografia e estão registradas no CREA, com descrição das atribuições perante a lei 6.664/79; b) verificar junto ao CREA como inserir a Aprogeo-SP na lista das entidades que podem ser beneficiadas com a doação de 10% da ART.
Finalizados os trabalhos, o presidente encerrou a reunião às 21h30.
Secretariou: Antônio Marcos dos Santos – 2º Secretário
Presidiu: Renato Benito Felippe Junior – Diretor
Participaram:
Celso Mazottini Saes – 1º Tesoureiro
Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder – Coordenadora de Divulgação
 

ANO DE CONQUISTAS

O ano de 2012 foi marcado por desafios e conquistas. A maior delas foi a homologação do registro da APROGEO-SP para fins de representação plenária junto ao CREA-SP, seguida da atribuição de uma vaga para entidade representante de classe de profissionais de nível superior, com assento de Conselheiro na Câmara Especializada em Agrimensura a partir de janeiro de 2013. Representar todos os geógrafos do Estado de São Paulo no CREA-SP será o nosso grande desafio para 2013. Para tanto, será fundamental a parceria com o Conselheiro representante das instituições de ensino em geografia e o apoio dos Conselheiros que atuam nos CREAs de outras unidades da federação.

O grande desafio de 2012 foi participar ativamente dos encontros nacionais de representantes de Associações Profissionais de Geógrafos, e a APROGEO-SP esteve em dois dos três eventos realizados. Veja mais detalhes no quadro abaixo.

Dentre as atividades realizadas, destacamos a parceria recentemente estabelecida com a empresa junior de geografia da UNESP Rio Claro, a GEOPLAN Jr, o apoio aos eventos promovidos pela editora MundoGeo e a participação em palestras e mesas redondas nas instituições de ensino superior UNESP Rio Claro, UNISA, PUC-Campinas e Fundação Santo André.

REPRESENTANTES NO CREA


Como resultado da 17ª Assembléia Geral Extraordinária realizada em 05/12/2012, os geógrafos Renato Benito Felippe Junior e Marcos Aurélio de Araújo Gomes foram eleitos, respectivamente, representantes titular e suplente da APROGEO-SP no CREA-SP, onde assumirão a função de Conselheiros durante o triênio 2013/2015.

ENCONTROS NACIONAIS DAS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS

A APROGEO-SP esteve presente nos Encontros Nacionais das Associações Profissionais de Geógrafos realizados nos dias 15 e 16 de setembro na Assembléia Legislativa de Porto Alegre e nos dias 24 e 25 de novembro no Ministério das Cidades, em Brasília. Somado ao encontro ocorrido em Maceió, em maio, foram três eventos com representantes de dez associações profissionais.
O ponto alto do Encontro de Brasília foi a aprovação da criação da FENAGEO – Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos. Para tanto, os presentes criaram a Pró-FENAGEO, grupo de trabalho com o objetivo de proporcionar as condições necessárias à criação da Federação.
A coordenação dos trabalhos da Pró-FENAGEO ficará por conta da APROGEO-SP. Dentre os desafios do grupo de trabalho teremos a revisão dos estatutos das Associações, o estímulo ao surgimento da primeira Associação estadual na região norte do país, a definição da fonte de recursos da FENAGEO e a definição das condições mínimas para que uma Associação faça parte da Federação.