Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







quarta-feira, 29 de maio de 2013

PARABÉNS, GEÓGRAFO !

Prezado Geógrafo;
 
Neste dia 29 de maio venha comemorar conosco o DIA do GEÓGRAFO. O evento contará com a presença dos Geógrafos Simone Scifoni (Patrimônio Natural - 3 Roteiros em São Paulo), José Donizete Cazollato (Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil - uma visão geográfica) e Márcio Ackermann (A Cidade e o Código Florestal), que farão exposição de suas obras e estarão à disposição para debater os assuntos tratados em seus livros. Haverá coquetel.
 
Dia 29 de maio, a partir das 19h00.
Livraria Martins Fontes (mezanino) da Paulista (Tel. 2167.9900)
Av. Paulista, 509, pertinho do metrô Brigadeiro.
 
Realização: AprogeoSP - Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo

terça-feira, 21 de maio de 2013

29 de maio, Evento no Dia do Geógrafo

Venha comemorar conosco o Dia do Geógrafo no mezanino da Livraria Martins Fontes da Av. Paulista. Durante o evento, os geógrafos Simone Scifoni (PATRIMONIO NATURAL - 3 ROTEIROS EM SAO PAULO), José Donizete Cazollato (NOVOS ESTADOS E A DIVISAO TERRITORIAL DO BRASIL - UMA VISAO GEOGRAFICA) e Márcio Ackermann (A CIDADE E O CODIGO FLORESTAL) farão exposição de suas obras e estarão à disposição para debater os assuntos tratados em seus livros. Haverá coquetel.
 
Dia 29 de maio, a partir das 19h00.
Livraria Martins Fontes - Paulista (Tel. 2167.9900)
Av. Paulista, 509, pertinho do metrô Brigadeiro.
 
Organização: AprogeoSP - Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo

CREA-SP: Repasse da 1965º Sessão Plenária


O geógrafo Renato Felippe, conselheiro titular da Câmara de Agrimensura no Crea-SP, participou da 1965º Sessão Plenária do CREA-SP, realizada no dia 16/05/2013, no auditório do Centro Técnico-Cultural do CREA-SP, na Avenida Angélica, 2.364, Consolação, São Paulo/SP e apresentou o seguinte repasse:
 “Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que a ata desta reunião em breve estará disponível no site do CREA-SP. Logo, o objetivo deste repasse é trazer à tona, de modo parcial e por vezes passional, os temas e discussões que julguei serem relevantes aos geógrafos e à sociedade. Vamos lá:
O presidente do Crea-SP, Eng. Kurimori, iniciou os trabalhos com pontualidade, as 14h00, agradecendo a presença do deputado estadual Marcos Neves (PSD), que fez rápida exposição sobre o projeto de lei de sua autoria (PL 234/12) que dispõe sobre a criação do Certificado Estadual de Inspeção Predial, válido por cinco anos e obrigatório para todas as edificações com mais de três pavimentos. Em minha opinião, para além do lugar-comum de que em nosso país só se coloca tranca depois da porta arrombada, vale destacar que, caso o PL seja aprovado, será aberto um grande mercado de trabalho para os engenheiros civis. Isto, quero acreditar, aliviará um pouco a pressão que esta numerosa categoria profissional acaba exercendo sobre a área de atuação das demais categorias do sistema Confea/Crea.
No espaço reservado aos comunicados dos conselheiros, destaco os dois temas mais polêmicos. No primeiro, a preocupação de um conselheiro com as instituições de ensino superior que, para atender as exigências do mercado de trabalho, estão alterando o currículo dos cursos de engenharia para formar um profissional mais generalista e menos especialista. Bom, a partir desta lógica, os geógrafos, generalistas em sua essência, estariam mais adaptados às demandas do mercado de trabalho?
Também causou bastante desconforto a proposta de um conselheiro para que fosse revista a destinação de repasses financeiros do Crea-SP às entidades de classe que possuem arquitetos em seu estatuto social e no quadro de associados, uma vez que os arquitetos fundaram o seu próprio conselho de classe. Vários conselheiros e o próprio presidente classificaram essa manifestação como um ato de divisionismo. Este mesmo conselheiro, em seu último pronunciamento, questionou por que certa “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP” estava pleiteando a renovação de sua representação no Plenário, uma vez que aparentemente nada tem a ver com a engenharia. Como único geógrafo no evento, achei melhor esclarecer aos conselheiros que a “Fefeleche” oferece o curso de bacharelado em Geografia. Este episódio dá uma noção de como os geógrafos são pouco conhecidos no sistema Confea/Crea.
O ponto negativo dos comunicados ficou por conta de uma briga interna de poder entre conselheiros integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, manifestando suas diferenças de forma bastante deselegante e constrangedora aos presentes. Roupa suja se lava em casa e ponto final.
A seguir, foram realizadas as votações. A maioria dos itens da pauta, que somavam mais de uma centena, faziam referência aos repasses financeiros para eventos promovidos por entidades de classe e à revalidação da representação de instituições e entidades no Plenário do Crea-SP. Todas as propostas foram aprovadas por maioria absoluta. Dos 184 conselheiros presentes à abertura dos trabalhos, 118 estavam na última votação, quase chegando ao quórum mínimo de 109 presentes. A Plenária foi encerrada às 17h30.”
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pesquisa perfil do geógrafo

Quase 400 geógrafos já acessaram o questionário on-line da pesquisa do perfil profissional do geógrafo.


Geógrafo Renato Felippe
diretor da AprogeoSP
gestão 2012-2014

 

Geoplan Jr na MundoGeo


A nossa parceira oficial Geoplan Jr., empresa junior de Geografia da Unesp Rio Claro, eleita a melhor Empresa Júnior do Setor Geo do Prêmio MundoGEO Connect em 2012, está novamente entre os cinco finalistas, sendo mais uma vez a única empresa de Geografia.

Acesse e vote:
http://mundogeoconnect.com/2013/premio-mundogeoconnect-2013/segunda-fase/

Esse ano, há ainda uma categoria nova: curso mais lembrado de geografia.

Saudações

Geógrafo Renato Felippe
diretor da AprogeoSP
gestão 2012-2014

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CREA-SP: Repasse da 289ª. Reunião da Câmara de Agrimensura

O geógrafo Renato Felippe participou da 289a reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-SP, realizada em 7/05/2013 e fez o seguinte repasse:

“A reunião transcorreu sem novidades até o  momento de meu parecer e voto, contrários à orientação do relator de processo que envolve denúncia contra um geógrafo por extrapolação de atribuições. Após demorado debate, passou-se à votação: 2 votos a favor de minha orientação e 3 contrários, com uma abstenção. Deste modo, o processo agora segue para a Comissão de Ética do CREA-SP, que deverá ouvir o acusado a respeito do objeto da acusação e decidir sobre a aplicabilidade de advertência. Considerando a minha convicção a respeito do conteúdo de meu parecer e voto, elaborado após a leitura e análise das quase seiscentas páginas do processo, resta-me agora acompanhar o andamento do processo junto à Comissão de Ética e interceder - ainda não sei como - caso o resultado aponte para a punição ao acusado."

CREA-SP: Repasse da 70ª Reunião da CEAP

O geógrafo Renato Felippe participou da 70a reunião da CEAP - Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais do Crea-SP, realizada em 02/05/2013, representando a Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-SP, e fez o seguinte repasse:

“A votação dos processos – nenhum envolvendo assuntos pertinentes aos geógrafos – deu-se tranquilamente, com poucos pedidos de destaque e a pauta caminhou rapidamente para seu final, o que possibilitou a abertura de discussão de alguns temas polêmicos, como a validade da análise dos processos no escopo da Resolução Confea 1010/05, considerando o fato de que esta norma encontra-se suspensa até 31/12/13. Outro tema bastante discutido é a carga horária mínima para os cursos de nível técnico, tecnológico e pleno, com interpretações conflitantes a respeito do papel do MEC e do CREA. Não foi realizado nenhum encaminhamento a respeito destes dois temas discutidos à exaustão.

Evento "AGB em Debate: ontem, hoje e amanhã"

A AGB São Paulo convida a tod@s a participar do Ciclo de Debates 'AGB em debate: ontem, hoje e amanhã''.
 
Desde que não houve candidaturas para a eleição de diretoria no ano passado, a AGB São Paulo vem funcionando em assembléia permanente que assumiu algumas das atividades, as quais acreditamos que não poderiam ser paralisadas. Contudo, há muitas questões a serem ajustadas para sua atuação plena, e a situação de "esvaziamento" e "perda de sentido", que tem estado presente em muitas instituições, também preocupa a própria AGB São Paulo. Diante desta situação, estamos propondo a realização de um ciclo de debates na expectativa de reascender o diálogo, problematizando o passado, o presente e o futuro desta entidade.
 
Terça-feira | 14/5 | 18h | Departamento de Geografia da USP/ AV . Prof. Lineu Prestes, 338/ Sala de Vídeo
ONTEM: Sua história, contradições e debates: Odette Seabra e Ariovaldo U. de Oliveira
Quarta-feira | 15/5 | 18h | Departamento de Geografia da USP/ AV . Prof. Lineu Prestes, 338/ Sala de Vídeo
HOJE: atuação, crises e contradições do seu movimento: Léa Francesconi, Renato Emerson (Presidente da AGB Nacional), Sônia Castellar, Arlete Moyses* e seções locais Belo Horizonte*, Porte Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
Quinta-feira | 16/5 | 18h | APROPUC / Rua Bartira 407 / Auditório
AMANHÃ: construções coletivas, utopias e organização: Comitê da Copa*, Biblioteca Terra Livre, APROPUC e Tribunal Popular.
 
* A confirmar
_____________________________
 
Av. Prof. Lineu Prestes, nº 338 CEP: 05.508-000
Tel: (11)3091-3758 fax (11)3091-3159 A/C AGB-SP
Prédio de Geografia e História - São Paulo- SP
e-mail:
agbsaopaulo@yahoo.com.br
site: www.agbsaopaulo.org.br
Correspondências:
Caixa Postal 78.028
CEP: 05.508-970

Ata da 4ª Reunião Mensal de Diretoria do ano de 2013

As 19h30 do dia 07 de maio de 2013, no Hall de Convivência do SESC Consolação, situado na Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP, em atendimento ao item “c” do artigo 3º do Estatuto Social, teve início a Reunião Mensal de Diretoria da APROGEO-SP – Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo, aberta a todos os associados e demais interessados. A reunião foi presidida por Renato Benito Felippe Junior e secretariada por Antônio Marcos dos Santos.
Foram abordados e discutidos os seguintes itens da Pauta:

1. INFORMES DA DIRETORIA:
 O Diretor destacou a parceria na elaboração da pesquisa do perfil profissional dos geógrafos desenvolvida pela Unesp Rio Claro/Geoplan Jr. Lamentou o quórum baixo e deu início aos trabalhos.
II. CONSELHEIROS NO CREA-SP
O representante titular da Associação no CREA-SP fez breve repasse sobre sua participação na 1964º Sessão Plenária do CREA-SP realizada no dia 18/04/2013, na 70ª Reunião da CEAP – Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais, em 02/05/2013 e na 289ª Reunião Ordinária da Câmara de Agrimensura do CREA-SP em 07/05/2013.

III. COORDENAÇÃO DA PRÓ-FENAGEO
O Coordenador da Pró-Fenageo, geógrafo Antônio Marcos, informou que encaminhará solicitação aos grupos de trabalho sobre o andamento dos trabalhos.

IV. EMISSÃO DOS BOLETOS DE COBRANÇA DAS ANUIDADES
Este tema não foi discutido por falta de quórum.

V. EVENTO DO DIA DO GEÓGRAFO
A Coordenadora de Comunicação informou, por e-mail, que a data, horário e local do evento estão confirmados, assim como os autores convidados, restando apenas detalhes para dar início à divulgação desse evento comemorativo. A partir das sugestões enviadas pela Coordenadora, os presentes propuseram, votaram e aprovaram alterar o nome e a dinâmica do evento, que será "Dia do Geógrafo: Tópicos Contemporâneos". Devido às características do local do evento, a única formalidade se dará durante a apresentação dos autores para os presentes, após o qual será servido coquetel e os presentes poderão se confraternizar. Tarefa: Elaborar pequeno em comemoração ao Dia do Geógrafo, a ser enviado ao Crea-SP e à revista MundoGeo, como sugestão de matéria. Prazo e Responsável: a definir.

VI. EVENTO NA UNESP OURINHOS
O Diretor informou sobre o convite realizado pela instituição de ensino para evento em comemoração ao Dia do Geógrafo. Tarefa: Verificar possibilidade de envio de representante. Responsável: Antônio Marcos. Prazo: 10/05/13.

VII. ANDAMENTO DO PLANO DE AÇÕES

a) Realização de campanha de afiliação;
Não teve início. Falta definir prazo e responsáveis.

b) Elaboração e inauguração, em 29 de maio, da Missão, Visão, Princípios e Valores da Aprogeo-SP (Renato e Marcos Gomes);
Foi votada e aprovada a postergação desta atividade para 09/11/2013, no aniversário da Aprogeo-SP.

c) Elaboração dos procedimentos das atividades de rotina e organização dos arquivos em meio digital (Antônio Marcos e Rogério);
Não teve início, sem prazo definido.

d) Alteração do Estatuto Social (Renato).
Não teve início, sem prazo definido.

e) Realização de evento cultural em comemoração ao dia do geógrafo (Celso e Marisa);
Em andamento, no prazo.

f) Regulamentação das Assembléias Gerais Ordinárias de prestação anual de contas (Celso e Rogério);
Em andamento, sem prazo definido.

g) Realização de pesquisa sobre o perfil do geógrafo no estado de SP (Renato e Marisa);
Em realização. A pesquisa já está circulando nas redes sociais.

h) Oferecimento de ao menos um curso, com desconto para os Associados;
Não teve início. Falta definir prazo e responsáveis.

VIII. PRÓXIMA REUNIÃO
O presidente informou que a próxima reunião, conforme cronograma definido na última reunião, já está agendada para o dia 06/06/13.

Finalizados os trabalhos, o presidente encerrou a reunião às 21h30.
Secretariou: Antônio Marcos dos Santos – 2º Secretário
Presidiu: Renato Benito Felippe Junior – Diretor
Participou: Katia Mazzei - Coordenadora de Relações Externas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


A ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS GEÓGRAFOS NO ESTADO DE SÃO PAULO CONVIDA SEUS ASSOCIADOS PARA A 4a REUNIÃO MENSAL DA DIRETORIA EM 2013

De acordo com o artigo 29° do título VI - Da Diretoria, a Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo convida seus associados para participar da Reunião Mensal de Diretoria, a ser realizada no dia 07 de maio de 2013, a partir das 19h30, no Hall de Convivência do SESC Consolação, situado na Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP.

Pauta:

1) Informes da Diretoria, Secretaria, Tesouraria e Coordenadores; 

2) Conselheiros no CreaSP - repasse dos eventos de abril;
3) Coordenação da pró-FENAGEO;
4) Emissão dos boletos de cobrança das Anuidades;
5) Evento do Dia do Geógrafo;
6) Evento na Unesp/Ourinhos;
7) Andamento do Plano de Ações

As reuniões mensais de Diretoria são abertas à participação de todos os associados.

São Paulo, 30 de abril de 2013.
Atenciosamente,
Diretoria da APROGEO-SP