Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







terça-feira, 9 de julho de 2013

CREA-SP: Repasse da 72ª Reunião da CEAP


O geógrafo Renato Felippe participou da 72a reunião da CEAP – Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais do Crea-SP, realizada em 04/07/2013, representando a Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-SP, e fez o seguinte repasse:
“O quórum para o início dos trabalhos deu-se as 13h25, com sete Conselheiros. Dentre os comunicados do Coordenador e dos Conselheiros, destaco: o convite para a reunião do Fórum das Escolas, onde serão apresentados os novos projetos pedagógicos propostos pelas instituições de ensino superior que oferecem cursos de engenharia; a realização do Congresso Estadual de Profissionais no dia 20 de julho, em São Paulo, onde serão discutidos os temas selecionados nos Congressos Regionais, dentre os quais serão selecionados 20 temas para o CEAP (encontro nacional) a ser realizado em setembro; os quase 200 Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional hoje, com propostas de alteração na estrutura do sistema Confea/Creas/Mútua, no recolhimento da ART e na redação da lei federal 5.194/66; a revalidação da Resolução Confea 1.010/05, que deve retornar em 01/01/2014 trazendo uma listagem de atribuições sem distinção de áreas e sem a matriz de conhecimento. A seguir, foram votados os processos em pauta e extra-pauta e a reunião foi encerrada as 14h25.

Ata da 6ª Reunião Mensal de Diretoria do ano de 2013

As 19h30 do dia 02 de julho de 2013, no Hall de Convivência do SESC Consolação, situado na Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, SP, em atendimento ao item “c” do artigo 3º do Estatuto Social, teve início a Reunião Mensal de Diretoria da APROGEO-SP – Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo, aberta a todos os associados e convidados. A reunião foi presidida por Renato Benito Felippe Junior e secretariada por Rogério de Jesus Ribeiro.

Pauta: 
I. INFORMES DA DIRETORIA:O Diretor informou sobre o convite realizado pela AGB Seção Presidente Prudente para participação em evento onde será discutida a questão profissional do geógrafo. Foram discutidos e colocados em votação os custos, datas e representantes, sendo aprovada a participação de representante da Aprogeo-SP no evento, em data a ser combinada com a AGB, desde que seja a partir de setembro. O Primeiro Tesoureiro informou que foi pago ao contador R$ 1.050,00 referentes à segunda parcela de 2011 e às duas parcelas dos serviços prestados em 2012, restando ainda negociar os valores referentes a 2013. Também informou que, por conta da alteração na titularidade do cartão do CNPJ, o contador perdeu o prazo para declaração do IRPJ, comprometendo-se a solucionar esta situação. Tarefa: enviar cópia digital e impressa da ata da última eleição para o contador. Responsável: Celso. Prazo: 12/07/2013.

II. CONSELHEIROS NO CREA-SP: O representante titular da Associação no CREA-SP fez breve repasse sobre sua participação na 1966º Sessão Plenária do CREA-SP em 13/06/2013 e na 291ª Reunião Ordinária da Câmara de Agrimensura do CREA-SP em 02/07/2013.

III. COORDENAÇÃO DA PRÓ-FENAGEO: Tarefa: Verificar pendências na realização das tarefas pelos Grupos de Trabalho e finalizar a tarefa sob co-responsabilidade da Aprogeo-SP. Responsável: Marisa, com apoio de Celso. Prazo: até a próxima reunião de Diretoria.

IV. EMISSÃO DOS BOLETOS DE COBRANÇA DAS ANUIDADES: O Primeiro Tesoureiro informou que os boletos foram gerados e encaminhados aos Associados, com vencimento para 15/07/2013. Caso o Associado não receba o boleto, será gerado outro, com data de vencimento para 15/08/2013. A seguir, foram discutidas as razões do atraso na emissão de boletos e definido, votado e aprovado por unanimidade o planejamento para 2014. Desta forma, os boletos das anuidades de 2014 deverão ser gerados no mês de março, com envio aos Associados em abril e vencimento para o dia 29/05/2014. Tarefa: Solicitar ao Banco do Brasil o número sequencial de registro dos boletos pagos em 2012. Tarefa: Verificar se as anuidades de 2013 pagas já podem ser identificadas. Tarefa: Verificar se a cobrança da taxa pelo serviço bancário será por boleto emitido ou por boleto faturado. Tarefa: Verificar se existe o risco do boleto não pago ser enviado para protesto. Responsável: Celso. Prazo: 19/07/2013. Tarefa: Atualizar a listagem de Associados, unificandoas informações presentes em planilha única. Responsável: Rogério. Prazo: até a próxima reunião da Diretoria.

V. CONCURSOS da ANTT e do ITESP: O Diretor comunicou que foram enviados ofícios e mensagens eletrônicas às entidades promotoras e organizadoras de ambos os concursos públicos, solicitando retificação no edital. Após, seguiu-se discussão acerca da necessidade de contratação de assessoria jurídica para que nossas ações sejam mais efetivas.

VI. PARTICIPAÇÃO NO EVENTO DA MUNDOGEO: O Diretor fez repasse sobre sua participação no evento na MundoGEO Connect Latin America 2013 onde, acompanhado pela Coord. de Relações Externas Katia Mazzei e pela Associada Luciana Dias do Nascimento, reuniu-se com os estudantes da Geoplan Jr. da Unesp Rio Claro, com o Conselheiro do CREA-RJ geógrafo Marcelo Acha e com o Diretor da Aprogeo-SC geógrafo Marcos Piovezan. Um dos temas discutidos foi a intenção de realizar um encontro nacional de geógrafos durante a edição 2014 do evento, a ser realizado no mês de maio.

VII. ANDAMENTO DO PLANO DE AÇÕES: Foi  proposta, discutida, votada e aprovada por unanimidade a inclusão de nova ação no Plano de Ações para 2013, com o seguinte conteúdo:

“i) Elaborar planejamento para desenvolvimento do processo de solicitação de parceria com o Crea-SP. (Marisa e Celso). Prazo: na reunião de Diretoria do mês de setembro.”

A seguir, foi comentado o andamento das demais ações:
a) Realização de campanha de afiliação; Não teve início. Falta definir prazo e responsáveis.
b) Elaboração e inauguração, em 29 de maio, da Missão, Visão, Princípios e Valores da Aprogeo-SP (Renato e Marcos Gomes); Não teve início. Prazo: 09/11/2013.
c) Elaboração dos procedimentos das atividades de rotina e organização dos arquivos em meio digital (Antônio Marcos e Rogério); Não teve início, sem prazo definido.
d) Alteração do Estatuto Social (Renato). Não teve início, sem prazo definido.
e) Realização de evento cultural em comemoração ao dia do geógrafo (Celso e Marisa); REALIZADO no prazo.
f) Regulamentação das Assembléias Gerais Ordinárias de prestação anual de contas (Celso e Rogério); Em andamento, sem prazo definido.
g) Realização de pesquisa sobre o perfil do geógrafo no estado de SP (Renato e Marisa); Em finalização pela Unesp Rio Claro.
h) Oferecimento de ao menos um curso, com desconto para os Associados; Não teve início. Falta definir prazo e responsáveis.

Finalizados os trabalhos, o presidente encerrou a reunião às 21h40.
Secretariou: Rogério de Jesus Ribeiro - 1º Secretário
Presidiu: Renato Benito Felippe Junior – Diretor
Participaram:

Celso Mazzotini Saes - 1º Tesoureiro;
Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder – Coordenadora de Divulgação
Fernanda Machado Martins – Associada Pleno

CREA-SP: Repasse da 291ª. Reunião da CEEAGRIM

O geógrafo Renato Felippe participou da 291ª reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-SP, realizada em 02/07/2013 e fez o seguinte repasse:

“A reunião teve início as 14h00. Na parte reservada aos comunicados do Coordenador e dos Conselheiros, tive a oportunidade de ler e discutir a minha solicitação de esclarecimento sobre os fatos que levaram à remessa de um processo de geógrafo para o Comitê de Ética do Crea-SP, na 288ª Reunião da CEEAGRIM. Saliento que o fato se deu mesmo com o voto contrário meu e da Conselheira geógrafa Simone Scifoni. O tema foi amplamente debatido e esclarecido, após o qual  demos continuidade à reunião. Foi aprovada a indicação do geógrafo Jorge Raffo, ex-Conselheiro desta Câmara e falecido recentemente, para o Livro de Mérito do Crea-SP. Foram retomados os esforços para a criação dos Grupos de Trabalho Temporários nos temas Fiscalização e Atribuições Profissionais. Finalmente, foram votados os processos em pauta e em extra-pauta. Destaco um processo onde discutimos a pertinência de portaria do MEC que permitiu ao profissional cursar a pós-graduação em Segurança do Trabalho paralelamente às disciplinas de sua graduação em engenharia.  Também destaco processo onde um geógrafo recebeu uma série de restrições às atividades que pretende desenvolver em sua empresa. De fato, é entendimento que o empresário só poderá atuar em área diversa à de sua formação acadêmica se contratar um profissional com as respectivas atribuições para tal. A reunião foi encerrada as 17h35.