Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







segunda-feira, 25 de julho de 2016


CURSO - SIG PARA GEÓGRAFOS COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO      Data: 06 de agosto



Prof. Me. Alex da Silva Sousa

Tópicos do curso:

- conceitos básicos de SIG;
- conceitos básicos do software- trabalhando com a base topográfica;
- elaboração de mapas hispométrico e clinográfico;
- conceitos de mapeamento de uso da terra e compartimentação geomorfológica.

Data: 06 de agosto
Horário: das 9h às 17h30
Carga Horária: 8h


Requisito: Computador pessoal com o software ArcGis instalado. Recomenda-se a instalação da versão de testes por 60 dias do ArcGIS desktop no site: www.img.com.br/arcgis-desktop/teste-gratuito


Investimento: R$ 120,00 para não associados (com opção de ganhar a associação pagando o curso) e R$ 30,00 para associados

Curso com certificado de participação APROGEO-SP / RS PROJETOS

Local: POLO RS EDUCAÇÃO - Praça da Sé, 21 sala 1309 - Centro, São Paulo / SP

Maiores informações pelo Tel.: 11 3107-9674 ou WhatsApp 11 99138-6499 (Sergio Rizo)

Inscreva-se EXCLUSIVAMENTE PELO E-MAIL: sergio.rizo@rseducacao.com.br informando o nome completo, RG, cel ou tel de contato e colocando no título do e-mail "CURSO ARCGIS"


Mas inscreva-se logo pois só temos 20 vagas!!!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Comunicado: Próxima Reunião 15 de julho de 2016 Gestão 2016-2018

Prezados (as) Associados (as),

A nova diretoria da APROGEO-SP vem por meio deste apresentar-se aos Associados e Associadas! Após a posse e discussão do planejamento 2016-2017 definimos atividades e demandas para a melhor estruturação da base documental da entidade, melhorias na comunicação com os associados e a discussão sobre os benefícios que a entidade poderá ofertar aos associados. Além disso, trabalharemos no fortalecimento de parcerias estratégicas que possam contribuir para defesa de nossos interesses profissionais. 
Em breve iniciaremos o envio das anuidades juntamente com o pacote de benefício da Associação. Outrossim, acreditamos que a participação dos (as) Associados (as) é fundamental para o sucesso da entidade, por isso comunicamos que a data da próxima reunião presencial da Diretoria é dia 15 de julho de 2016 às 19h em São Paulo.
Nessa nova fase, estamos atualizando nossos canais de comunicação para melhorar a troca com e entre Associados (as) e a Diretoria. Contamos com o engajamento de todos (as) para continuarmos defendendo nossos objetivos.
Saudações,
Diretoria 2016-2018.
 Mostrar mensagem original


domingo, 3 de julho de 2016

O Geógrafo e o CREA-SP

Neste primeiro informe, desta nova gestão da APROGEO-SP, se faz necessário uma rápida apresentação do papel do CREA-SP e sua relação com os profissionais Geógrafos.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e as atividades profissionais nas áreas das Engenharias, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais e Agropecuárias de nível médio no Estado de São Paulo.
Em 26/06/1979 foi promulgada a Lei Federal nº 6664 que disciplina a profissão de Geógrafo e estabelece que o CREA seja o responsável pela fiscalização deste profissional. Também estabelece que a designação Geógrafo, e seu exercício profissional é privativo ao bacharel em Geografia.
A ciência geográfica, por natureza, possui uma característica generalista, o que a torna toda especial, e isto equivale a dizer que possuímos muitas interfaces com outras áreas do conhecimento e profissões, tanto fora, mas principalmente dentro do CREA.
Ao longo dos anos, especificamente a partir da segunda metade do século XX até o presente, temos assistido a grandes avanços tecnológicos em nossa sociedade, estes avanços estão intimamente associados ao ensino praticado pelas instituições de ensino superior (IES) na formação de futuros profissionais. Elas se adaptam de acordo com as necessidades de nossa sociedade, permanecendo sempre atuais.
Como já mencionado, no interior do CREA se estabelecem relações com o objetivo de melhorarmos a prestação de serviço e a fiscalização dos profissionais à sociedade, e muitas destas ações indiretamente têm se manifestado como reserva de mercado para algumas profissões atuarem, o que tem prejudicado a atuação do geógrafo. Este cenário, em parte, é de responsabilidade dos próprios geógrafos que durante muitos anos se ausentaram de participação dentro do Conselho, e das IES no ensino específico de Geografia que pouco avançaram na apropriação de novas técnicas e inovações.
Para fazer frente a este cenário, a Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP), assim como a USP, tem participado ativamente do CREA-SP. Desde 2004, a APROGEO-SP participa das reuniões do CREA-SP na condição de visitante, e de forma efetiva a partir de 2012, contribuindo com os trabalhos no Conselho e inserindo o geógrafo na pauta das discussões. Para o mandato de 2016 – 2018, representando a APROGEO-SP, assumiram como Conselheiros do CREA-SP em 28/01/2016 os geógrafos Marcos Aurélio de Araújo Gomes como titular, e Eltiza Rondino Vasques como suplente. Os atuais representantes da USP são os geógrafos e professores Alfredo Pereira de Queiroz Filho como titular, e Jurandyr Luciano Sanches Ross como suplente.


Cerimônia de posse dos Geógrafos Marcos Aurélio de Araújo Gomes e Eltiza Rondino Vasques, ao centro o Presidente do CREA-SP Engenheiro Francisco Kurimori