Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







sábado, 16 de fevereiro de 2013

Repasse da Participação na Reunião da CEAP

 
O geógrafo Renato Felippe participou da 67a reunião da CEAP - Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais do Crea-SP, realizada em 07/02/2013. O convite para participar da Comissão foi realizado pelo Coodenador da Câmara de Agrimensura, Eng. Agrim. Antônio Nogueira. A CEAP foi criada após a expedição da Resolução 1.010/2005 do Confea, que define a matriz de conhecimento e as atribuições profissionais de cada categoria inscrita no sistema Confea/Crea. Tem como principal objetivo subsidiar as Câmaras Especializadas na análise dos processos que relacionam a formação acadêmica com a atuação profissional.
 
Ter um geógrafo entre os doze Conselheiros que compõem o CEAP é algo especialmente importante para os geógrafos. Para quem não recorda ou não conhece a relação dos geógrafos com a Resolução 1.010, basta lembrar que este nefasto instrumento normativo impediria ao geógrafo atuar na área das geotecnologias. Felizmente, essa Resolução encontra-se suspensa até o final do ano. A Aprogeo-SP foi signatária de documento conjunto solicitando sua revisão.
 
Outros temas que podem ser discutidos na CEAP em 2013 são: decisões do MEC sobre cargas horárias dos cursos técnicos e superiores; a pressão das instituições de ensino sobre os Creas regionais; o destino profissional dos bacharéis; algo similar ao "exame da Ordem" para os profissionais do sistema Confea/Crea e  os cursos à distância.
 
 

Nenhum comentário: