Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL


A APROGEO-SP, dando continuidade a sua política de promoção da capacitação e do aprimoramento profissional dos geógrafos, realizará no próximo mês o

Curso de Avaliação de Impactos Ambientais


Objetivo: Conhecer o processo de licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente poluidores, os impactos ambientais destes empreendimentos e sua avaliação. Conhecer as medidas mitigadoras e potencializadoras e os Programas Ambientais elaborados para mitigar ou potencializar os impactos ambientais de empreendimentos potencialmente poluidores. Estimular a reflexão sobre a importância do conhecimento da avaliação de impactos ambientais para uma gestão ambiental eficiente

Conteúdo Programático:

1º. Módulo: Introdução à avaliação de impactos ambientais.

Conceitos básicos de avaliação de impactos ambientais. Histórico referente ao tema (mundo e Brasil). Quadro Legal e Institucional da Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil. O processo de avaliação de impactos ambientais. Resoluções CONAMA 01/86 e 237/97 e SMA 42/94. Exercícios.

2º. Módulo: Etapas do planejamento e da elaboração de um estudo de impacto ambiental

Princípios do Direito Ambiental. Etapas do planejamento e da elaboração de um estudo de impacto ambiental. Estudos de base e diagnóstico ambiental. EIA-RIMA. Exercícios.

3º. Módulo: Identificação de impactos

Etapas da elaboração de um estudo de impacto ambiental: identificação de impactos – atividades, efeitos e impactos. Estudos de caso. Exercícios.

4º. Módulo: Medidas mitigadoras e potencializadoras e Programas Ambientais.

Avaliação da importância dos impactos. Previsão de impactos. Medidas mitigadoras e potencializadoras. Programas Ambientais. Plano de Gestão Ambiental. Estudos de caso. Exercícios.

5º. Módulo: Avaliação Ambiental Estratégica e Audiências Públicas

Avaliação Ambiental Estratégica. Estudos de caso.
Técnicas de consulta e participação pública em avaliação de impacto ambiental. Comunicação em avaliação de impacto ambiental. Exercícios.

Docente: Eltiza Rondino. Pós Graduada em Gestão Ambiental pela FGV, Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade de São Paulo e Graduada em Engenharia Agronômica e Geografia, também pela Universidade de São Paulo. Tem 12 anos de experiência na área ambiental, especialmente em estudos de impactos ambientais, projetos de recuperação ambiental e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, com passagem por empresas de consultoria, órgãos ambientais e empreendedora do setor elétrico. Atualmente é Lider de Estudos na Arcadis Tetraplan e Docente do curso de Engenharia Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade São Marcos.

Público alvo: Profissionais de órgãos públicos e privados atuantes na área ambiental e/ou planejamento ambiental, além de graduandos e pós- graduados desta área.

Datas e horários das aulas:
De 18 a 22 de outubro de 2010, das 18:30 às 22:30 horas (carga horária: 20 horas)

Local: Impacta Tecnologia – Av. Paulista, 1.009 (próximo à estação do metrô Trianon-MASP)

Incrições: De 17 a 30 de setembro de 2010 (Vagas limitadas). Preencher a ficha de inscrição e encaminhar para tesouraria@aprogeosp.org.br . CLIQUE AQUI para fazer o download da ficha de inscrição.

Investimento:
R$ 350,00 - Associados da Aprogeo-SP, quites com a anuidade de 2010
R$ 420,00 - Demais interessados (geógrafos não associados à Aprogeo-SP, outros profissionais e estudantes)

Os participantes receberão apostila do curso e certificado. Não sendo atingido o número mínimo de inscrições, o valor pago será devolvido. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail diretoria@aprogeosp.org.br.

Realização:
APROGEO/SP - Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo

Nenhum comentário: