Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







domingo, 28 de abril de 2013


CREA-SP: Repasse da 1964º Sessão Plenária


O geógrafo Renato Felippe, conselheiro titular da Câmara de Agrimensura no Crea-SP, participou da 1964º Sessão Plenária do CREA-SP, realizada no dia 18/04/2013, no auditório do Centro Técnico-Cultural do CREA-SP, na Avenida Angélica, 2.364, Consolação, São Paulo/SP e apresentou o seguinte repasse:

“Esta Plenária foi um pouco mais breve. Os trabalhos começaram com 187 Conselheiros presentes, de um total de 217. A maior parte do tempo foi utilizada na discussão dos temas polêmicos, já desde a abertura da Sessão, quando o Presidente do CREA-SP, Eng Kurimori fez relato sobre sua participação(1) na Audiência Pública sobre o aumento repentino de empresas e profissionais estrangeiros no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em seu discurso, Kurimori destacou que o relacionamento destes profissionais é somente com o Ministério do Trabalho e Emprego, pois não há obrigação de registro destes no CREA. Ainda segundo o Presidente, o objetivo não é alimentar a xenofobia, mas regulamentar as condições de entrada de profissionais e empresas estrangeiras para que a sua atuação no mercado brasileiro se dê em condições de igualdade com os brasileiros. Também criticou a veiculação de notícias na mídia sobre uma suposta falta de engenheiros no Brasil, alertando que as universidades estão lotadas de alunos de engenharia e que existem diversos egressos das instituições de ensino que ainda não conseguiram colocação no mercado profissional.

Durante os comunicados, alguns Conselheiros expuseram mais temas polêmicos, tais como a responsabilização criminal dos bombeiros na tragédia ocorrida em Santa Maria/RS; o protesto dos Engenheiros de Minas em relação ao atraso no Código Nacional de Mineração; as novas exigências para as coletas de amostras de água, solo e ar de acordo com os interesses comerciais dos laboratórios de análise; os baixos valores pagos aos peritos convocados pela Procuradoria Geral e o apoio financeiro do CREA-SP às associações mistas que possuem Arquitetos em seus quadros.

A seguir, foram votados e aprovados 36 itens da pauta, a maioria referente aos convênios e repasses financeiros para eventos promovidos pelas entidades de classe, à reconfiguração de membros dos Grupos de Trabalho, às infrações ao código de ética e aos registros de dupla ou tripla responsabilidade. Na última votação haviam 152 Conselheiros na Plenária, atendendo ao quórum exigido de 109 presentes. O evento foi encerrado as 16h32.

 (1) Ver matéria sobre o evento em: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2013/04/11/presidente-do-crea-sp-pede-na-audiencia-publica-a-criacao-de-sub-comissao-para-prosseguir-com-os-debates/902

 

Nenhum comentário: