Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







domingo, 14 de abril de 2013


CREA-SP: Repasse da 69ª  Reunião da CEAP


O geógrafo Renato Felippe participou da 69a reunião da CEAP - Comissão Permanente de Educação e Atribuições Profissionais do Crea-SP, realizada em 04/04/2013, representando a Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura do Crea-SP, e fez o seguinte repasse:

“O assunto mais importante foi o repasse realizado pelo Eng. Civil Osmar Barros Junior, Diretor do Forum de Entidades de Ensino e ex-Coordenador do CEAP, sobre o novo texto a ser aprovado para a Resolução Confea 1.010/05 (define as atribuições profissionais para cada categoria), que está suspensa até 31/12/2013. As informações prestadas são apenas tendências que, caso venham a se concretizar, virão ao encontro das solicitações realizadas pelas instituições de ensino superior de SP e pela Aprogeo-SP. A primeira boa notícia é a de que provavelmente o Anexo II da Resolução extinguirá as atribuições exclusivas das categorias profissionais, permitindo que o profissional atue naquelas atribuições profissionais para as quais evidenciar qualificação, independente de sua formação acadêmica. Isso seria uma grande conquista para os geógrafos, considerando que o anexo atual nos exclui de diversas atribuições profissionais, como aquelas no âmbito das geotecnologias e do meio ambiente. A outra boa notícia é que o Confea provavelmente desistirá de incluir como válidos para determinação de atribuições profissionais os cursos de aperfeiçoamento, aprimoramento e de atualização, isso porque seria impossível ao corpo técnico do Confea averiguar a idoneidade de todos esses cursos de curta duração. O palestrante também alertou sobre o crescente – e preocupante - desinteresse das instituições de ensino superior em enviar Conselheiros às respectivas Câmaras Técnicas do Crea-SP. Encerrando, fomos convidados a participar da reunião do Fórum de Entidades de Ensino, no dia 18/04/13. A próxima reunião da Comissão será em 02 de maio de 2013”.

Nenhum comentário: