Este Blog é dedicado ao debate dos mais diversos temas pertinentes à Geografia e ao Geógrafo. É um espaço de interação, em que você pode tirar dúvidas, fazer contatos e conhecer outros profissionais geógrafos. Participe, proponha, informe, discuta! Enfim, aproveite! E seja bem vindo!







segunda-feira, 1 de abril de 2013


CREA-SP: Repasse da 1963º Sessão Plenária

O geógrafo Renato Felippe, conselheiro titular da Câmara de Agrimensura no Crea-SP, participou da 1963º Sessão Plenária do CREA-SP, realizada no dia 21/03/2013 em São Paulo e apresentou o seguinte repasse:

“DEFESA DA SOCIEDADE: O presidente do Crea-SP, Eng. Kurimori, abriu a Plenária as 14h00 destacando que o primeiro compromisso do Conselho e dos Conselheiros é com a defesa da sociedade, e não com os interesses das categorias profissionais. A seguir, o Procurador Regional do Direito do Cidadão do MPF, Jefferson Dias, comunicou sobre o andamento das três atividades em parceria com o CREA-SP, a saber: garantia de acessibilidade em casas lotéricas, intimação às entidades que emitem diplomas falsos e combate aos “caneteiros” (profissionais que assinam ART de serviços realizados por outros profissionais).

TEMAS POLÊMICOS: Antes das votações, os Conselheiros levantaram alguns temas polêmicos. O primeiro envolve as associações mistas (que representam mais de uma categoria profissional) que continuam a ter em seus quadros os arquitetos, inclusive com direito a voto nas eleições para Conselheiros do Crea. Lembramos que os arquitetos saíram do sistema Confea/Creas após a fundação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A segunda discussão, breve, foi sobre a reciprocidade em relação ao tratamento dado aos profissionais estrangeiros que estão trabalhando em nosso país e a situação dos profissionais brasileiros no exterior. Aqui levanto uma questão: como os demais conselhos de classe estão tratando desta questão? O terceiro ponto discutido foi o tema mais espinhoso e faz referência à decisão judicial que determinou a exclusão dos profissionais de nível médio no Plenário do Confea. Essa decisão polêmica envolve o questionamento da validade e da constitucionalidade dos artigos 29 e 37 da Lei 5.194/66, que dispões sobre a composição da diretoria do Confea. Os técnicos correspondem à cerca de 40% dos profissionais registrados no sistema Confea/Creas, mas o assunto também envolveu os tecnólogos e, dependendo da interpretação jurídica, pode envolver geólogos, meteorologistas e geógrafos. É necessário colocarmo-nos a par dos fatos para tomar uma posição a respeito.

VOTAÇÕES: Dos 217 conselheiros aptos a votar, compareceram 157. Como o quórum mínimo é de 109 conselheiros, todos os 52 itens da pauta foram votados e aprovados, por maioria ou unanimidade. A maioria dos itens contemplava a criação ou prorrogação de Grupos de Trabalho. Esses GTs são compostos por no máximo seis Conselheiros e a indicação da composição é da respectiva Câmara na qual o Conselheiro atua. Os oito novos GTs não tratam de assuntos diretamente afetos aos profissionais da Câmara de Agrimensura (agrimensores, cartógrafos, geógrafos e técnicos nestas áreas). Os 25 GTs existentes foram prorrogados por mais quatro meses. Destes, destaco oito nos quais os Conselheiros Geógrafos poderiam dar sua contribuição: Auditoria ambiental; Licenciamento ambiental; Meio ambiente, licenciamento rural, Conama e arborização urbana; Controle de vetores e pragas urbanas; Retificação administrativa de imóveis urbanos e rurais; Cadastro técnico multifinalitário e Gestão territorial; Habitação de interesse social: assistência técnica e fiscalização; Sombreamento de atividades em outros Conselhos. O penúltimo item votado e aprovado tratou da inclusão de geógrafos e meteorologistas na abrangência de associados efetivos da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos. Para esclarecimento, uma entidade de profissionais com registro no CREA pode ser mista (multiprofissional) ou uniprofissional (Aprogeo-SP, por exemplo), desde que os associados com direito a voto, bem como os profissionais eleitos, pertençam às categorias profissionais representadas no sistema Confea/Creas, daí a recente polêmica com os arquitetos. Aqui vale um alerta aos colegas geógrafos: antes de afiliar-se a uma entidade mista, sugerimos verificar se o estatuto social dessa associação contempla nossa categoria profissional, além da garantia dos mesmos direitos e deveres assegurados aos demais associados efetivos. Também foram votadas e aprovadas as indicações de profissionais e de entidades para a Medalha/Livro do Mérito. A Sessão Plenária foi encerrada as 17h40.

 

Nenhum comentário: